Obra de substituição de redes de água na região central de Sumaré tem avanço de 80%

Obra de substituição de redes de água na região central de Sumaré tem avanço de 80%

Notícias Nov 19, 2021

19 de Novembro de 2021

Intervenção realizada pela BRK será temporariamente interrompida a partir de 30 de novembro e retomada em 3 de janeiro de 2022. Medida foi adotada para não interferir no fluxo dos comércios no período do Natal.

Dando continuidade ao trabalho de modernização do sistema de abastecimento de água de Sumaré, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, iniciou em julho uma obra de substituição de 5,5 quilômetros de tubulações na região central, que vai beneficiar cerca de 1.800 moradores. A ação faz parte de um plano de substituição de redes que a concessionária executa na cidade.  

Até o momento, a concessionária já executou a substituição de 4,5 quilômetros de rede, o que equivale a 80% do montante previsto. Após a conclusão da substituição da tubulação, a concessionária irá realizar a interligação das ligações na rede – segunda etapa da obra. 

As intervenções ocorrem na Rua Dom Barreto, Rua Antônio do Vale Melo, Rua Antonio Jorge Chebab, Rua dos Bandeirantes, Avenida da República, Avenida Sete de Setembro, Rua Justino França, Rua José Mancini, Avenida Rebouças, Rua Alerte Maria de Marchi, Rua José Luiz Duarte, Rua Pedro Consulin, Rua José Maria Miranda e Rua Ângelo Ongaro. 

A partir do dia 30 de novembro, a concessionária irá interromper temporariamente os trabalhos no Centro para não interferir no fluxo dos comércios no período do Natal – época de grande movimento. A decisão foi tomada em reunião realizada entre a Concessionária e o presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré).

Além disso, entre os dias 1 a 5 de dezembro, a empresa realizará inspeções nos locais em que a substituição já foi realizada para verificar o pavimento. 

A obra será retomada no dia 03 de janeiro de 2022 e a previsão é que seja concluída em fevereiro. 

A obra
As redes existentes na região central são de ferro, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas. A nova tubulação é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com uma durabilidade superior a 50 anos. “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.

Além disso, o plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações. Desde que assumiu a concessão, em 2015, a BRK Ambiental reduziu o índice de perdas de 60%, para menos de 36,5% (média de 2020). 

Para minimizar o impacto à população, a empresa optou por executar a obra por meio do método não destrutivo (MND), que reduz a quantidade de escavações, uma vez que são abertas valas em locais pontuais para inserir a tubulação. Além disso, permite que o abastecimento continue ocorrendo com regularidade nas residências e comércios do local, o que é possível porque a concessionária instala um varal, que é uma rede externa de abastecimento, que mantém o serviço regular. 
 “Esse método é inovador e mostra o compromisso da concessionária em promover melhorias, de modo que a população não seja tão impactada”, explica o gerente.

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Substituição de redes em 2021
Outros bairros e regiões de Sumaré também serão beneficiados. A BRK Ambiental executa a substituição de redes de água no Jardim Dall’orto e no Jardim Maria Antônia. Além disso, já concluiu a primeira etapa da troca de redes na Avenida da Amizade. Para este ano, a previsão é de que 14 quilômetros de redes sejam substituídos no total.

O plano de substituição de redes leva em conta a quantidade de vazamentos, o material, a idade das redes e o impacto na qualidade da água. “Sumaré tem 790 quilômetros de redes de água, grande parte delas antigas e de material e diâmetro inadequados. Nossa meta é realizar as substituições e, com isso, melhorar o abastecimento dos bairros”, explica Rodrigo.